4 Receitas de Panquecas Saudáveis

por , 31 Agosto, 2017

As panquecas, de repente, ficaram na moda. Há versões mais light e menos light, mais salgadas e mais doces. Nós ficamo-nos pelas que fazem “menos mal” à saúde mas que sabem bem ao paladar.

PANQUECAS DE BANANA E MANTEIGA DE AMENDOIM

INGREDIENTES:

2 bananas maduras esmagadas
2 ovos
1/2 chávena de manteiga de amendoim
1 pitada de canela (opcional)

MODO DE PREPARAÇÃO

Misture todos os ingredientes numa taça. Leve uma frigideira untada a lume brando. Se quiser fazer panquecas em forma de coração, coloque uma forma de metal de biscoitos diretamente na frigideira e despeje a massa da panqueca. Deixe a forma até a panqueca estar praticamente feita. Retire a forma com cuidado e vire a panqueca. Sirva com fatias de banana, nozes e mel.

PANQUECAS DE BAUNILHA E AMÊNDOA

INGREDIENTES:

1 e 3/4 chávenas de farinha de amêndoa
1 colher de chá de fermento
1/4 de colher de chá de sal
2 ovos
1 colher de chá de extracto de baunilha
3/4 de chávena de leite de amêndoa

MODO DE PREPARAÇÃO:

Numa taça, bata ligeiramente os ovos, depois misture o leite e a baunilha. Junte a farinha, o sal e o fermento e continue a bater tudo com um garfo até ficar com um creme tão suave como um verdadeiro leite condensado (se calhar, o entusiasmo está a levar-me a exagerar ligeiramente).
Aqueça uma frigideira em lume médio, coloque um bocadinho de óleo Becel (vamos manter-nos fiéis ao saudável, Senhora Mistério!) e despeje cuidadosamente um pouco da mistura (cerca de 1/4 de chávena) no centro da frigideira de forma a fazer uma panqueca em círculo. Deixe cozinhar durante cerca de um minuto (quando as pontas começarem a levantar, é sinal de que já está pronta) e depois vire a panqueca. Agora faça atenção: não se ponha com maluqueiras de atirar a panqueca ao ar à la Ratatouille porque a farinha de amêndoa não é tão consistente como a farinha normal e ainda se arrisca a acabar com metade da panqueca colada ao tecto.
Repita com o resto da mistura e sirva com um pouco de fruta e um doce sem açúcar. Eu adoro o St. Dalfour, mas se quiser abrir uma excepção ligeiramente mais açucarada experimente os doces da Casa de Severi: têm misturas tão deliciosas como mirtilos com coco, limão com flor de sal e gengibre ou mirtilos com vinho do Porto.

PANQUECAS VEGAN

INGREDIENTES:

1 colher de sopa de linhaça moída
3 colheres de água
1 xícara de leite de amêndoa não adoçado
1 colher de sopa de vinagre de cidra de maçã
2 colheres de sopa de óleo de coco, derretido
2 colheres de sopa de xarope de ácer
1 1/2 colheres de chá de extrato de baunilha puro
3/4 chávenas de farinha de aveia
3/4 chávenas de farinha de quinoa
1 1/2 colheres de chá de canela moída
1/2 colher de chá de fermento em pó
1/4 colher de chá de bicarbonato de sódio
1/4 colher de chá de sal de mar fino

MODO DE PREPARAÇÃO:

Comece por misturar as sementes de linhaça com a água, reserve durante 10 minutos até a mistura começar a ficar parecida com a consistência de um ovo. No copo medidor, junte o leite de amêndoa e o vinagre de cidra e deixe a mistura assentar durante 10 minutos, até a superfície ficar com um aspeto coalhado e com bolhas. Depois acrescente o óleo de coco, o xarope de ácer, o extrato de baunilha e o substituto do ovo (a mistura de linhaça) e coloque de parte.

Numa taça grande, misture as farinhas, a canela, o fermento, o bicarbonato de sódio, o sal e a super mistura de sementes. Junte os ingredientes líquidos aos ingredientes secos até formarem uma massa homogénea. Deixe assentar durante cerca de 5 minutos até engrossar. Enquanto isso, pré-aqueça o forno a 80º C e prepare um tabuleiro com papel vegetal.

Coloque uma frigideira em lume médio e, quando estiver quente, espalhe o azeite no fundo. Despeje cerca de duas colheres de sopa da massa no meio da frigideira e forme uma panqueca. Deixe cozinhar durante 2 a 3 minutos em cada lado até ficar dourada. Vá colocando as panquecas no forno à medida que as for fazendo para as manter quentes e repita o processo até acabar a massa, juntando mais azeite se precisar.

Disponha as panquecas ainda quentes numa travessa, decore com os seus toppings preferidos, como fatias de manga ou banana, sementes de chia, pólen, amêndoas laminadas, sementes de cânhamo, pepitas de cacau ou canela, e finalize com um fio de xarope de ácer.

PANQUECAS DE MIRTILOS

INGREDIENTES:
Um ovo e uma clara;
Uma colher de de proteína em pó (sabor a baunilha é muito bom)
Uma colher de bebida de amêndoa;
Meia chávena de chá de mirtilos congelados;

MODO DE PREPARAÇÃO:
Misturar todos os ingredientes e colocar na frigideira untada com um pouco de óleo de coco. Colocar na frigideira a quantidade que se deseja para o tamanho das panquecas.
Colocar canela e sementes de chia por cima.

  • Comentários

    Artigos relacionados