7 praias fluviais a visitar neste verão

por , 18 Julho, 2017

Na época de maior calor, é habitual a grande afluência de pessoas às zonas de praia, principalmente perto das grandes cidades. O que nem sempre é fácil de lidar: filas de trânsito, problemas para estacionar, stress e muita agitação. A revista CRISTINA deixa aqui uma alternativa, cada vez mais comum nos dias que correm, para que as suas férias não se tornem num pesadelo – onde o principal truque é trocar as cidades pelas serras, as praias costeiras pelas praias fluviais.

Norte

PRAIA DO ADAÚFE – BRAGA

Fica em Adaúfe (cerca de 15 minutos de Braga), e tem uma extensa zona de relvado, onde pode apanhar banhos de sol, fazer piqueniques, churrascos e praticar alguns desportos. O cenário perfeito para se estar em família.

ALBUFEIRA DO AZIBO – MACEDO DE CAVALEIROS

Aqui convive de perto com a natureza envolvente típica da zona transmontana, numa zona de Paisagem Protegida. A Praia da Albufeira do Azibo tem bandeira azul, conta com extensas áreas ajardinadas, muitas sombras e uma oferta alargada de serviços como kart bikes, aqua park, zonas de descanso e estacionamento.

Centro

PRAIA FLUVIAL DE CÔJA – ARGANIL, COIMBRA

Localizada no meio da Serra do Açor, esta praia fluvial, banhada pelo rio Alva, é uma privilegiada zona beirã e rica em beleza natural. As margens e a área envolvente permitem bons momentos de tranquilidade e sossego. E não se preocupe com os miúdos, é vigiada.

PRAIA FLUVIAL DE PEGO – PENHA GARCIA, IDANHA-A-NOVA

No período balnear, a praia fluvial do Pego, em Penha Garcia, pode tornar-se um verdadeiro local de lazer e descontração, onde os visitantes podem desfrutar dos recursos naturais, como a água límpida e transparente para mergulhar. Apesar de pequena e quase só conhecida pelos seus conterrâneos, é um local que, por toda a sua envolvência, vale a pena descobrir!

PRAIA DE CARDIGOS – MAÇÃO

Nesta praia, o acesso a pessoas com mobilidade reduzida é garantido, existe também um bom parque de estacionamento e várias mesas para as merendas e churrascos, para um bom dia passado em família. Tem também um bar com esplanada, chuveiros e WC. Esta praia, no distrito de Santarém, tem zona relvada, e na água zonas de baixa profundidade, ótimas para as crianças desfrutarem.

 

Sul

PRAIA FLUVIAL DE MOURÃO

É a primeira praia fluvial com bandeira azul da albufeira do Alqueva. Com nadador salvador, bar, restaurante, WC e duches, está situada num local com todas as condições para adultos e crianças passarem bons momentos. Pode encontrar também canoas e gaivotas que pode alugar para dar uma volta pelas águas calmas da albufeira.

PEGO DO INFERNO – TAVIRA

Situa-se a cerca de sete quilómetros de Tavira, e constitui uma das mais bonitas paisagens Algarvias que oferece mergulhos refrescantes nos meses de verão. O ponto alto deste percurso é o “Miradouro do Pego“, onde pode admirar a beleza da queda de água. A lagoa redonda, com um verde esmeralda, formada pela cascata,  é rodeada de uma refrescante área arborizada.

  • Comentários

    Artigos relacionados