A dimensão do fenómeno

por , 19 Junho, 2018

Em cinco anos, a vida de Anitta mudou do dia para a noite. Longe vão os tempos em que recebia 35 euros por uma atuação, hoje, esse valor é superior aos 46 mil euros. Conheça estes e outros números.

POR: Xavier Pereira

Nasceu a 30 de março de 1993. Aos oito anos de idade, já cantava. Em 2012, assinou um contrato com a Warner Music Brasil. No ano seguinte ao acordo, é divulgado o tema Show das Poderosas que se revela um sucesso estrondoso. Em junho desse ano, lança o álbum Anitta. A escada estava lançada. Desde então, foi sempre a somar.

Um ano depois, edita Ritmo Perfeito, o segundo disco de estúdio, juntamento com o primeiro DVD, gravado na HSBC Arena. Em outubro de 2015, Bang! sai na mesma altura em que a jovem vence um EMA Worldwide Act Latin America, tendo sido a primeira cantora brasileira a consegui-lo.

Em 2016 inicia um percurso de internacionalização que foi ganhando força graças às colaborações com J Balvin e Maluma. Resultado de um esforço iniciado anos antes, quando foi a Espanha sozinha, para conhecer melhor o mercado.

??

Uma publicação partilhada por anitta ? (@anitta) a

Sobre o ano de 2017, pode resumir-se com a palavra Consagração. Lançou cinco músicas próprias e colaborou noutras seis canções. Ou seja, ao todo, participou em onze vídeos, durante o ano passado. A cada novo trabalho, Anitta foi ganhando mais fãs e os seus vídeos foram-se tornando virais, logo nos dias de lançamento. Vai Malandra chegou mesmo a ser a primeira música em português a entrar no top das mais tocadas em todo o mundo, na plataforma de streaming Spotify.

Segundo a Vogue Brasil, é uma das 100 pessoas mais influentes do mundo. Já a edição norte-americana da Billboard indica a artista como a décima mais relevante nas redes sociais, a nível mundial. Não admira. Além dos milhões de visualizações que colecionam os seus vídeos, é a brasileira mais seguida no Instagram, tendo já ultrapassado a barreira dos 28 milhões de seguidores (mais que Madonna ou Christina Aguilera, por exemplo).

A cantora entra no ano de 2018 com um concerto na principal festa de passagem de ano no Brasil. No areal de Copacabana, atuou para dois milhões de pessoas. Além do português, fala fluentemente castelhano e inglês. Em abril último, foi convidada para dar uma conferência em Harvard e este mês regressa a Portugal para um concerto no Rock in Rio Lisboa, no Parque da Bela Vista.

Se, no início da sua carreira, recebia 35 euros por atuação, hoje o valor é muito superior. Segundo dados divulgados pela imprensa brasileira, é frequente ultrapassar os 46 mil euros. Além da música, Anitta fundou uma empresa, soma contratos publicitários e apresenta programas de televisão. Motivos suficientes para ter uma fortuna avaliada em mais de 21 mil milhões de euros.

Com apenas 25 anos de idade, não tem intenções de parar.

 


Leia a entrevista completa à cantora, na edição deste mês, nas bancas.

  • Comentários

    Artigos relacionados