Acne: 1 problema, 3 abordagens

por , 24 Setembro, 2019

O acne é um problema de pele recorrente na adolescência, mas que também acontece com frequência na idade adulta. Manifesta-se através de comedões, pápulas e pústulas – vulgarmente conhecidos por pontos negros e borbulhas –, em geral na face, e pode ser causada por alterações hormonais, medicação ou produtos aplicados diretamente na pele.

Por Equipa Médica Clinica MyMoment

O acne tanto pode ser ligeiro – tendo um tratamento fácil, com cremes e outros produtos tópicos – como mais severo – neste caso, o tratamento inclui medicação. Em qualquer uma das situações, deve lavar-se a pele de manhã e de noite, assim como utilizar cremes que ajudem a controlar a produção de sebo. Outros produtos, como maquilhagem e protetores solares, devem ser cuidadosamente escolhidos, para garantir que também são adequados.

Nos casos mais graves, em que o acne persiste ao longo de anos, as cicatrizes que daí resultem podem ser minimizadas através de um peeling ou de um tratamento com laser, removendo a camada superficial da pele e induzindo a produção de colagénio.

Geralmente, este é um problema que se trata dermatologicamente. Na clínica MyMoment, a Dra Sofia Borges é a dermatologista que poderá acompanhar os casos que precisem de atenção, quer numa fase inicial, de avaliação e tratamento, quer na fase de manutenção.

O acne e a alimentação

Não é habitual que o acne seja provocado pela alimentação, mas esta pode ter uma influência negativa no seu controlo. Por isso, é preciso saber que alimentos devem ser evitados, para não agravar a situação.

Os índices glicémicos mais elevados de alguns alimentos, ainda que indiretamente, contribuem para o aumento da oleosidade da pele, assim como desequilíbrios da flora intestinal.

Por essa razão, convém evitar alimentos como o leite e seus derivados (estudos indicam que a sua proteína está relacionada com o aumento do acne), açúcar, alimentos processados, carnes vermelhas e farinhas refinadas.


Leia o artigo completo na edição deste mês nas bancas
ou na app CRISTINA M (IOS OU ANDROID)

Solicite mais informações na Clínica MyMoment

  • Comentários

    Artigos relacionados