Aprenda a fazer a palpação da mama em 3 passos

por , 20 Fevereiro, 2018

O autoexame é um dos métodos mais eficazes para a deteção precoce do cancro da mama. Aprenda, passo a passo, a fazê-lo corretamente.

O cancro da mama é a neoplasia mais frequente nas mulheres. Por ano, são diagnosticados mais de 1.2 milhões de novos casos, a nível mundial. Uma vez por mês, todos os meses, cinco dias após o aparecimento da menstruação, é a altura ideal para realizar o autoexame da mama. Todas as mulheres com mais de 20 anos, com casos de cancro na família, ou com mais de 40 anos, sem casos de cancro na família, devem realizar o autoexame para detetar precocemente o cancro da mama.

O exame deve ser feito em três diferentes posições: em frente ao espelho, em pé e deitada. Siga os movimentos passo a passo:

  1. Em frente ao espelho

Comece por observar a simetria das duas mamas com os braços caídos e, depois, com os braços levantados. Por fim, coloque as mãos na cintura. Durante a observação, avalie o tamanho, a forma e a cor das mamas. Os inchaços, saliências, rugosidades ou outras alterações devem ser tomados em consideração, principalmente quando não existiam no exame anterior.

  1. De pé

Opte por fazer a palpação de pé durante o banho, para que as mãos deslizem melhor. Levante um braço de cada vez, colocando a mão atrás da cabeça. Palpar cuidadosamente a mama, usando três diferentes movimentos: movimento vertical, do limite superior ao limite inferior; movimento circular, desde a periferia da mama até chegar ao mamilo; movimento em quadrantes, desde a zona mais periférica até ao mamilo, e no sentido contrário.

Palpe também a axila, e pressione suavemente os mamilos, para observar se existe saída de qualquer líquido.

  1. Deitada

Deite-se e coloque o braço esquerdo atrás da nuca. Palpe a mama esquerda com a mão contrária, com os três movimentos acima referidos. Repita os mesmos passos na mama direita. Caso sejam sentidas alterações que não estavam presentes no exame anterior, consulte um ginecologista.

 

  • Comentários

    Artigos relacionados