As dietas não são iguais para todos

por , 21 Outubro, 2019

Não existe uma verdade absoluta sobre a nutrição, nem planos alimentares perfeitos e iguais para toda a gente: um mesmo alimento pode ser ótimo para determinada pessoa e péssimo para outra.

por IARA RODRIGUES fotografia MARIA MIDÕES

Um plano alimentar, seja ele para emagrecer, tonificar, ganhar peso, melhorar a condição de saúde ou apenas para reeducar a alimentação, deve ser sempre personalizado e prescrito após uma criteriosa avaliação individualizada.

O profissional de saúde – o nutricionista – deve adaptar esse plano alimentar à pessoa, visto que a nossa alimentação se quer completa, equilibrada e variada, com a incorporação dos diferentes grupos alimentares. Deve, também, ser quantificada em função de diversos aspetos relevantes:
– Das nossas necessidades energéticas (o nosso gasto calórico diário),
– Género (o plano alimentar de um homem nada tem a ver com o de uma mulher),
– Condição de saúde (se sou ou não saudável),
– Gostos pessoais (exemplo: se sou mais de doces ou mais de salgados),
– Estilo de vida, religião e crenças (se sou vegetariano, vegano, macrobiótico, se não como carne de porco nem carne de vaca, se faço jejuns…),
– Horários diários (hora de acordar, de deitar, se trabalha por turnos),
– Prática de exercício físico (se levo uma vida sedentária ou ativa)
– Objetivo(s): emagrecer, ganhar massa muscular, hipertrofiar, perder massa gorda, entre outros.

Posto isto, conseguimos perceber que a “dieta” do amigo, daquele conhecido ou até da Internet não vai funcionar. Ou até pode funcionar, mas não será durante muito tempo, uma vez que não foi feita à nossa medida e para as nossas necessidades em particular.

Se quer cuidar de si e da sua saúde como deve ser, procure ajuda profissional e especializada. As dietas não são iguais para todos!

Na revista CRISTINA deste mês pode encontrar uma receita para o pequeno-almoço, outra para o almoço e outra para o jantar.

CREPIOCA RECHEADA

PURÉ DE ERVILHAS COM ESPARGOS GRELHADOS E OVO ESCALFADO

SOPA MISO


Todas as receitas edição deste mês nas bancas
ou na app CRISTINA M (IOS ou ANDROID)

  • Comentários

    Artigos relacionados