Cinema: Os Filmes da Semana

por , 16 Março, 2018

Uma biografia sobre o pintor e artista plástico Alberto Giacometti, um drama baseado na história verídica do velejador Donald Crowhurst, e a atriz Alicia Vinkander como “Tomb Raider” são as sugestões desta semana de Diogo Marques, colaborador de cinema da CRISTINA.

Por: Diogo Marques

 

“O ÚLTIMO RETRATO”

Paris, 1964. Durante uma curta visita à “cidade das luzes”, o crítico de arte norte-americano James Lord, é convidado pelo reconhecido artista suíço Alberto Giacometti a pousar para um dos seus quadros. O processo criativo, assegura Giacommeti, demorará apenas alguns dias. Agradado e curioso com tal proposta, Lord aceita.

Assim tem início não apenas a história de uma especial amizade entre dois homens bastante diferentes, mas também a revelação, através do olhar de Lord, sobre a beleza, frustração e caos em que está envolto o processo artístico do helvético.

Apresentado no Festival de Berlim do ano passado, “O Último Retrato” representa a amizade real entre Giacommeti e Lord, duas pessoas que no decorrer do excitante e ao mesmo tempo exasperante processo criativo, tornam-se cúmplices do seu mútuo amor pela arte.

Com argumento e realização de Stanley Tucci, e a interpretação de Geoffrey Rush (“Genius”) e Armie Hammer (ator do aclamado “Chama-me pelo Teu Nome”), o filme “O Último Retrato” questiona se o talento do artista é uma bênção ou uma maldição.

 

 

“COM PAIXÃO”

Depois de em 2014, o seu filme “A Teoria de Tudo” ter sido premiado com um Óscar, James Marsh (vencedor do Óscar de Melhor Documentário em 2006, com “Man on Wire”) regressa para realizar “Com Paixão”.

O britânico, acompanhado por dois compatriotas, igualmente galardoados, Colin Firth (“O Discurso do Rei”) e Rachel Weisz (“O Fiel Jardineiro), retrata a história verídica de Donald Crowhurst (Firth), um velejador amador que em 1968, abandona a mulher Claire (Weisz) e os filhos para competir na Golden Globe Race, na esperança de se tornar a pessoa mais rápida a circum-navegar o mundo sem parar a bordo do seu barco, Teignmouth Electron. No entanto, devido à sua inexperiência, nem tudo corre como planeado e a embarcação é encontrada abandonada ao largo da República Dominicana.

Com Paixãotenta desvendar o mistério marítimo em torno da última e trágica viagem de Donald Crowhurst, contando também com uma das últimas bandas sonoras do compositor islandês Jóhann Jóhannsson (autor musical de filmes como a “A Teoria de Tudo” e “Sicário”), que em Fevereiro foi encontrado morto no seu apartamento, em Berlim.

 

 

“TOMB RAIDER”

Foi em Junho de 2001, que Angelina Jolie surgiu pela primeira vez na pele de Lara Croft, a popular e icónica personagem dos videojogos, que é arqueológa de profissão e se aventura à descoberta de artefactos valiosos em ruínas históricas. Agora em 2018, mais de uma década depois, essa tarefa foi delegada à oscarizada sueca Alicia Vinkander (“A Rapariga Dinamarquesa”), que juntamente com o seu marido, o também ator Michael Fassbander vivem desde do início do mês em Lisboa.

Nesta nova versão, a heroína Lara Croft é uma jovem que, ainda adolescente, viu o seu pai, Lord Richard Croft, desaparecer misteriosamente. Hoje com 21 anos, apesar de ser herdeira de um império global, a jovem está determinada em resolver o mistério em torno do desaparecimento do pai.

Nesse sentido, Lara parte, numa arriscada missão, rumo à última localização conhecida do seu pai: uma mítica ilha algures ao largo da costa do Japão onde se encontra um túmulo lendário

  • Comentários

    Artigos relacionados