Conhece os benefícios dos cogumelos?

por , 27 Junho, 2017

Existem os Portobello, os de Paris, os Shiitake, os Porcini… Variedade é que não falta. Noutros tempos, tinham fama de “perigosos”, pela possibilidade de serem venenosos. Nos dias que correm, estão cada vez mais mais na moda. Os cogumelos são saborosos e tÊm muitos benefícios.

A influência de outras culturas gastronómicas tem levado ao aparecimento de diversas espécies deste fungo nas prateleiras dos nossos supermercados. E ainda bem. Se pararmos para pensar, a verdade é que os cogumelos podem ser confeccionados das mais variadas formas. Servem para omelete, desenrascam uma massa, acompanham carne e ainda se recheiam com queijo. Para além de versáteis, são ainda muito nutritivos para o nosso organismo e pouco calóricos. Sabia que uma chávena de cogumelos brancos, crus, têm apenas 15 calorias? Sendo que a essa mesma quantidade tem zero gramas de gordura e 2,2 gramas de proteína. Por isso já sabe, pode abusar deste ingrediente sem pesos na consciência. E os benefícios não se ficam por aqui:

  1. São ricos em vitamina D
    Algumas espécies deste alimento são ricas em ergosterol, o que estimula a produção de vitamina D quando combinada com exposição à solar. Este micronutriente é importante para o bom funcionamento do sistema cardiovascular, e para a imunidade.
  2. São fonte de ácido Fólico
    Os cogumelos têm três vezes mais quantidade de ácido fólico que os bróculos e espinafres. É por isso importante o seu consumo para prevenir doenças cardiovasculares e degenerativas.
  3. Alto teor de fibra
    O elevado teor de fibra e proteínas ajuda na gestão do peso pois conferem saciedade sem um elevado número de calorias e de lipídos.
  4. São antimicrobianos
    O sistema imunitário fica fortalecido com a ingestão diária deste fungo. Os cogumelos estimulam as células de defesa do organismo conferindo maior imunidade a vírus, constipações ou gripes.
  5. São antioxidantes
    Os cogumelos têm um grande poder antioxidante que ajuda o organismo a proteger-se dos radicais livres. A pele mantém-se, assim, com um aspecto mais saudável, retardando o envelhecimento.

O truque está na forma como os confeccionamos. Existem muitas receitas saudáveis que mantém as suas propriedades. (Veja aqui esta da Drª. Iara Rodrigues)

Fotografia: Maria Midões
Fontes: http://www.medicalnewstoday.com/articles/278858.php
               http://claudia.abril.com.br/saude/6-motivos-para-voce-comer-cogumelos

 

 

  • Comentários

    Artigos relacionados