Conhece os benefícios dos Frutos Vermelhos?

por , 6 Setembro, 2017

0Os frutos vermelhos são essenciais numa dieta equilibrada. Para além de apetecíveis, só de olhar, o sabor tão versátil faz maravilhas em receitas doces e salgadas. As framboesas, as amoras, os morangos, os mirtilos têm inúmeros benefícios para a saúde. São antioxidantes, ajudam a manter a forma física, e ainda melhoram a saúde da pele.

A diminuição da probabilidade do desenvolvimento de doenças crónicas está relacionada com o consumo frequente, e diário, de frutas. Os frutos vermelhos devem fazer parte deste consumo, uma vez que o seu poder antioxidante é superior a de outros frutos ou vegetais. A cor roxa provem do pigmento chamado antocianina que está relacionado com as vitaminas do complexo B. Este frutos ajudam a melhorar o funcionamento digestivo, nervoso e ajudam na produção de energia. A cor avermelhada está directamente relacionada com os licopenos, um dos vários tipos de caretenóides presentes nestes frutos. Com a ingestão destes frutos avermelhados a pele sai reforçada, bem como os olhos.

As razões para ingerir estes frutos: 

Diminui a vontade comer doces – Ingerir frutos vermelhos prolonga a sensação de saciedade.

Diminui o stress e a ansiedade – A vitamina C presente nesta fruta ajuda a restabelecer os níveis de adrenalina, diminuindo o stress e a ansiedade.

Ajuda a queimar gordura e a manter o peso – Para que tenha uma pequena noção: 500g de frutos vermelhos é equivalente às calorias presentes em um terço de uma banana. Por isso, se esta a pensar em fazer dieta, estes frutos são, sem dúvida, uma boa opção para o seu plano alimentar.

Diminui o risco de cancro e alivia sintomas de algumas alergias – Estes frutos têm ingredientes anticancerígenos que protegem o seu organismo. Morangos e framboesas são alguns dos frutos mais referidos neste caso.

Contém propriedades anti envelhecimento – Os frutos vermelhos são ricos em antioxidantes anti envelhecimento que neutralizam os radicais livres. Para além disso, também ajudam a evitar os efeitos nocivos do sol. Por isso, mantenha a sua pele linda, jovem e saudável com estes frutos.

Protege o coração – O coração é um dos órgãos vitais do ser humano e que merece toda a atenção possível. Por isso, proteja o seu coração do colesterol com a ajuda deles. Os frutos vermelhos são ricos em antioxidantes e ácido fólico que ajudam a proteger as artérias do colesterol em excesso. Para além disso, a vitamina C presentes neles ajudam a evitar a formação do mau colesterol.

Ajuda a evitar as gripes – Se há coisa de que ninguém gosta são as gripes. Por isso, aproveite a vitamina C e o ácido fólico presente nestes frutos e aumenta a sua proteção imunitária.

Fotografia: Maria Midões

  • Comentários

    Artigos relacionados