Nutrição |  Regresso à rotina

por , 5 Setembro, 2018

Como posso organizar a alimentação da semana?

Por Iara Rodrigues

Há dois momentos, no ano, em que tenho exatamente a mesma sensação de quando vejo um pôr do sol. Sinto que um ciclo se está a fechar, mas que logo se inicia um novo capítulo, cheio de possibilidades e esperança. Isto acontece principalmente em janeiro, depois da passagem de ano, e agora, no fim do verão, quando voltamos às rotinas e à realidade do dia a dia.
Nas férias, uns mais do que outros, todos cometemos excessos na alimentação. Os dias compridos pedem-nos petiscos e uma imperial, ao fim da tarde. Na praia, os gelados são tentadores e às vezes, aqui e ali, cedemos a uma bola de Berlim, anunciada pela passagem de um vendedor.


As férias são para ser vividas e, por isso, é normal que neste novo mês nos sintamos mais inchados, e até tenhamos ganhado um ou outro quilinho extra. Não faz mal. Agora é tempo de guardar as boas recordações e de corrigir o que foi menos bem feito, para começarmos de novo.
Um dos conselhos que mais dou aos meus pacientes, para que incorporem um estilo de vida saudável, que lhes traga muitos benefícios e, sobretudo, bem-estar, é que procurem sempre o equilíbrio, respondendo a um excesso com cuidado.
Setembro traz esta possibilidade de recomeço. Na verdade, é o momento perfeito para o fazermos. Agora, que voltamos à rotina, o nosso corpo exige desesperadamente um “reset”; mas retomar os nossos velhos hábitos nem sempre implica ajudar o nosso organismo como ele precisa.

Veja as receitas da Drª Iara Rodrigues na edição deste mês nas bancas
ou na app CRISTINA M.

  • Comentários

    Artigos relacionados