Nutrição | Snacks práticos e saudáveis para a praia

por , 13 Agosto, 2018

Uma das coisas de que mais gosto, quando estou com a minha família, é ouvi-los a contar histórias antigas. A minha avó lembra-se sempre de episódios únicos que me fazem rir e me transportam para tempos em que eu ainda não vivia. Sempre que há celebrações, é comum passarmos muitas horas sentados à volta de uma mesa, com os mais velhos a partilharem as suas recordações de juventude.

Às vezes descrevem-me viagens de carro, que hoje demoram cerca de uma hora, como verdadeiras expedições familiares que tardavam quase um dia. Também é comum ouvir o relato de dias passados na praia onde iam, carregados de quilos de comida, preparados atempadamente durante o dia anterior – o conceito de espontaneidade era bem diferente do nosso.

Agosto é o mês da praia. Das férias. Dos fins de tarde que se arrastam para a noite. Dos dias que nunca mais acabam, a apanhar sol na areia e a mergulhar no mar. Se antes os nossos avós levavam três arcas de comida, cheias de salgados e muitos fritos e, nos dias mais loucos, tachos com refeições pesadas, garrafas e garrafões, hoje a nossa máxima é levar o menos possível, por todos os motivos e mais alguns, e, de preferência, que seja saudável e leve – ninguém quer ficar com o papel de carregar várias lancheiras!

Como combinado, vou partilhar mais algumas dicas para poderem fazer a vossa checklist para um verão mais saudável. Primeiro que tudo, é importante apostar na variedade e inovação. Acreditem em mim quando digo que existem inúmeras opções e só precisamos de ser criativos. Deixo-vos três receitas nas páginas que se seguem, mas partilho aqui mais umas sugestões para inovarem.

Optem por alimentos práticos e pouco perecíveis. No caso da fruta, podem consumi-la ao natural, desidratada – há cada vez mais marcas a venderem estes snacks –, em purés frescos e cremosos, e por fazer batidos e/ou smoothies que, no momento de consumir, apenas precisam de ser agitados. Lembram-se de vos falar sobre os benefícios de consumir fruta da época? Em agosto as melhores são alperce, cereja, ameixa, figo, morango, framboesa, amora, mirtilo, groselha, limão, pêssego, laranja, melancia e melão. Pequenos sacos com frutos secos

 


Veja as receitas da Drª Iara Rodrigues na revista CRISTINA nas bancas ou na app CRISTINA M (IOS ou ANDROID)

  • Comentários

    Artigos relacionados