O sonho dos Coldplay no documentário ‘A Head Full Of Dreams’

por , 15 Novembro, 2018

A banda de Chris Martin assinalou os seus 20 anos com um documentário que ilustra o percurso percorrido. A Head Full of Dreams foi projetado ontem, em simultâneo, em mais de duas mil salas de mais de 70 países. Nós assistimos ao filme, em Lisboa, e contamos-lhe tudo.

Por: Xavier Pereira
Lisboa, 21h30, cinemas UCI do El Corte Inglés. Sala 12 – esgotada.
Estamos na capital portuguesa, mas poderíamos estar em Montreal, São Paulo ou na Tasmânia, para citar apenas algumas das cidades que receberam a projeção do filme. À hora marcada, arranca a viagem.
Um telefonema com a voz de Chris Martin dá o mote para uma sequência de duas horas de imagens que percorrem o mundo, entre 1996 e 2018. O que assistimos é a um documentário que celebra uma carreira que não dá mostras de abrandar. Intercala performances da banda – desde os clubs londrinos aos estádios de todo o mundo – com imagens de backstage, em estúdio ou na estrada. Mat Whitecross, um amigo de longa data do grupo,  acompanhou as duas décadas passadas do quarteto britânico sempre de máquina em punho e registou discussões, reuniões e sessões criativas.
A projeção aconteceu em mais de duas mil salas de mais de 70 países e, agora, a possibilidade de assistir ao documentário é mais limitada, uma vez que estará disponível, em exclusivo, no serviço Amazon Prime Video, a partir de amanhã. O filme tem o seu nome inspirado no álbum dos Coldplay editado em 2015 e na tour que se seguiu, com mais de 100 concertos em estádios e grandes arenas de todo o mundo.
A noite leva-nos pelas memórias que os quatro músicos guardam dos últimos 20 anos. Conhecemo-los melhor e descobrimos a origem de alguns dos seus maiores sucessos. Percebemos que, apesar dos anos de estrada e do sucesso mundial alcançado, os Coldplay continuam a ser um grupo de amigos que se protege e respeita, valoriza e incentiva. Chris Martin revela-se um grande comunicador e reforça a imagem de génio por detrás de alguns dos maiores hits da banda.
A Head Full of Dreams é um documentário sobre os Coldplay, mas não se dirige apenas aos fãs da banda. É, também, para todos os amantes de música e arte, porque é, ele próprio, um pedaço da história da música. Representa o sonho de um grupo de jovens que se juntou para tocar, na década de 90, e, passados vinte anos, faz-nos sonhar com cada um deles.
O filme prepara caminho para o lançamento, a 7 de dezembro, do concerto da banda em Buenos Aires, onde começou e terminou a última digressão. Estará disponível em versão digital, bem como em CD, DVD ou vinyl.
  • Comentários

    Artigos relacionados