Que tipo de pão devemos comer?

por , 15 Setembro, 2017

Português que é português sabe bem o que significa uma boa fatia de pão.

Não há refeição que não tenha este alimento em cima da mesa. Torradas ao pequeno-almoço, sandes ao lanche, pão ao almoço e ao jantar para ensopar no molho… Os portugueses são grandes consumidores de pão, no entanto este alimento já não é consensual quanto aos seus benefícios e malefícios. Há quem acredite que faz mal à saúde, há quem defenda que é indispensável.  Segundo a nutricionista americana Keri Glassman, autora do site Nutritious Life, em conversa à People Bodies: “Uma fatia de pão por dia, sem ingestão de massa, arroz, batatas ou doces é bastante diferente de uma fatia de pão mais a ingestão destes alimentos todos.” E acrescenta ainda que “para a maioria das pessoas, uma fatia de pão integral sem açúcares adicionados, por dia, não faz mal se a alimentação for rica em vegetais, proteínas magras e gorduras saudáveis.”
A onda de alimentação saudável que se sente, actualmente, reflecte-se também na oferta que existe no mercado. Há cada vez mais variedades, com farinhas diversificadas e até combinações improváveis, mas afinal que tipo de pão devemos comer?

Existem diversas variedades e conforme os ingredientes adicionados, mudam os benefícios.

Pão branco

É a opção menos saudável pois é pobre em termos nutricionais. É composto por farinhas refinadas o que significa que não tem as fibras e minerais presentes nos cereais e tem um alto índice glicémico.

Pão de mistura

É uma mistura de entre a farinha de integral e a farinha de centeio. Apresenta um tom mais escuro que o pão branco, é mais rico em termos nutricionais e mais saciante.

Pão integral

É cada vez mais a variedade mais procurada. Por norma é feito com cereais de trigo integral e é rico em fibras, o que ajuda a limpar o trato intestinal. Os carboidratos complexos, presentes neste tipo de pão, ajudam a manter a saciedade por mais tempo.

Centeio

Quanto maior a percentagem de farinha de centeio, que deve rondar pelo menos os 30% da composição do pão, mais escuro será o pão. Esta variedade é uma das opções mais saudável por ser bastante rica em fibras.

Broa de milho

Este pão tem uma maior percentagem de farinha de milho mas é misturada com outras farinhas como centeio ou trigo integral. Tem um alto valor nutricional e é menos calórico.

 

Fotografia de destaque: Maria Midões
  • Comentários

    Artigos relacionados