Uma solução integrada para a perda de peso

por , 11 Outubro, 2019

A Organização Mundial de Saúde (OMS) afirma que, se não forem tomadas as medidas necessárias, em 2025, “50% da população mundial será obesa”.
Estudos à parte, dum modo geral, quando temos excesso de peso apercebemo-nos disso. Não gostamos do que vemos ao espelho, que as roupas não nos assentem bem, nem de sermos vistos com outros olhos. E nem sempre é fácil reverter essa situação.

É precisamente por isso que na clínica MyMoment propomos uma abordagem integrada, com a qual procuramos ajudar os nossos pacientes recorrendo a várias especialidades, porque o excesso de peso pode ter vários fatores.

Por que temos excesso de peso?
Na nossa clínica, o excesso de peso é uma das principais queixas nas consultas de anti-aging e nutrição.
No caso do anti-aging, o primeiro passo é perceber se existe alguma deficiência hormonal que justifique a dificuldade em perder ou, até, estabilizar o peso. A resistência à insulina ou à leptina, o aumento do cortisol, o hipotiroidismo ou o défice de estrogénio e progesterona, podem ser causadores do aumento de peso, difícil de regular sem controlo hormonal.
Mas nem sempre a culpa é das hormonas. Quando o problema é nutricional (o que acontece muitas vezes), duma forma simplificada, pode dizer-se que a quantidade de calorias ingeridas é superior às despendidas. Ou seja, a pessoa come mais do que o seu corpo “gasta”. Por sua vez, este armazena o excedente em forma de gordura e o peso aumenta.
Mas, dada a complexidade do nosso organismo, uma dieta restrita em calorias e gorduras não é, na maior parte das vezes, suficiente para emagrecer.


Leia o artigo completo na edição deste mês nas bancas
ou na app CRISTINA M (IOS OU ANDROID)
Solicite mais informações na Clínica MyMoment

  • Comentários

    Artigos relacionados