Varizes e derrames: as dúvidas e as soluções

por , 26 Novembro, 2019

Ao longo dos últimos 30 anos verificou-se uma evolução científica e tecnológica notável, no diagnóstico e no tratamento das doenças arteriais e doenças venosas. O surgimento e a evolução dos procedimentos realizados por via endovascular (por dentro dos vasos), em diversas áreas, permitiram criar novas formas de tratamento com muito menor agressão cirúrgica, menor número de complicações graves, tempos de recuperação mais rápidos e melhores resultados estéticos.

Por Rodolfo Ferreira de Abreu, médico especialista em cirurgia vascular na Clínica Dr. Filipe Magalhães Ramos

 

Tenho derrames nas pernas… isso significa que tenho varizes?

As telangiectasias e veias reticulares, vulgarmente conhecidas por derrames, são dilatações de pequenos vasos localizados na pele, muito finos, de coloração azulada e que, na maioria das vezes, causam distúrbios apenas do ponto de vista estético.
Apesar de representarem um dos estádios iniciais da Doença Venosa Crónica e, portanto, estarem presentes na maioria dos doentes, nem sempre a sua presença implica a existência de Doença Venosa Crónica. Contudo, as alterações estéticas, causadas quer pelas varizes quer pelas telangiectasias, podem ter um impacto significativo na autoestima e na qualidade de vida das pessoas afetadas por esta doença.
O tratamento das telangiectasias, através de escleroterapia ou laser, apresenta excelentes resultados estéticos. São técnicas cada vez mais vistas como complementares e são realizadas em regime de ambulatório, podendo o doente retomar a sua atividade diária imediatamente.

Quais os fatores de risco para a Doença Venosa Crónica?

No sexo feminino, os principais fatores de risco para esta doença são: excesso de peso ou obesidade, existência de história familiar, permanecer muitas horas de pé ou sentado, tabagismo, inatividade física e dietas pobres em fibras.


Leia o artigo completo na edição deste mês nas bancas
ou na app CRISTINA M (IOS OU ANDROID)

  • Comentários

    Artigos relacionados