Vegetariano ou Vegan?

por , 16 Maio, 2019

Descubra as diferenças!

por: Iara Rodrigues

Como tenho partilhado em inúmeros momentos, sou uma apaixonada por descobrir restaurantes novos, ver formas criativas de empratamento e experimentar diferentes receitas dos menus. Numa das minhas expedições, desafiei uma amiga minha a juntar-se a mim e fomos conhecer um restaurante que veio a tornar-se num dos meus locais de eleição, para comer bem e de forma saudável.

Quando nos sentámos pela primeira vez e nos entregaram as ementas, reparámos que, à frente do nome de cada prato, vinham uns símbolos que indicavam se se tratava de receitas com ou sem glúten, e se eram opções vegetarianas ou vegan.

Nessa altura a minha amiga perguntou-me, curiosa, qual a diferença entre estes dois tipos de alimentação e, desde aí, tem sido uma dúvida recorrente em muitos dos contactos e conversas que tenho, tanto com amigos como com pacientes.

Embora, de uma forma generalizada, se possa dizer que se trata de duas opções alimentares assentes na mesma base, a verdade é que diferem em alguns aspetos fundamentais. Os vegetarianos excluem carne e peixe das suas refeições, mas consomem produtos de origem animal como os ovos, os laticínios e o mel. Já os vegans eliminam o consumo de tudo o que deriva de origem animal, estendendo muitas vezes esta opção a outros âmbitos que não a alimentação, como a roupa ou os produtos de limpeza e higiene.

Crenças e escolhas à parte, nestas minhas expedições gastronómicas tenho constatado que existem cada vez mais restaurantes com receitas saudáveis, criadas a partir desta base de consumo de grãos, sementes, vegetais, cereais e frutas. A popularização, de muitos destes pratos, tem servido para combater alguns preconceitos que as pessoas têm, sobre a confeção deste tipo de receitas não resultar em pratos igualmente saborosos, e que nos fazem ansiar por mais!

 

Leia o texto completo e descubra as receitas
na revista CRISTINA já nas bancas.

  • Comentários

    Artigos relacionados