Voltar à rotina escolar em 5 passos

por , 13 Setembro, 2017

Os dias de verão já se despediram e chegam agora as manhãs de azáfama.

O regresso às aulas nem sempre é fácil. As crianças voltam às rotinas, tarefas, responsabilidades. Os pais fazem questão que tudo flua da forma menos penosa possível. Desde a hora de acordar, aos TPC, até à hora do banho. Há quem lide com esta transição naturalmente, há quem se veja com os cabelos em pé. O importante é não perder o sorriso, e seguir estes cinco passos.

Aqueles jantares típicos das férias, com muitas batatas fritas à mistura, devem ser menos frequentes. Uma dieta equilibrada e regrada é fundamental para o bom desempenho das crianças. Aproveite o fim de semana para planear as refeições do resto dos dias. Assim conseguirá poupar tempo na organização do dia-a-dia. Sugestão: Cole o planeamento no frigorífico.

Esta hora é definida, muitas vezes, em função das actividades extra-curriculares. Por norma, o final de tarde, ou a hora antes de jantar, são horários preferíveis às manhãs. Ao implementar sempre o mesmo horário, a criança acaba por saber o que fazer, e os pais organizam-se de melhor forma.

Para que o dia comece da forma mais calma e organizada possível, é fundamental que todo o material escolar esteja, pronto e arrumado, na mochila. Evite andar à procura daquela régua que ficou debaixo do sofá. Menos stress, melhor disposição.

 

Se, durante quase três meses, os dias foram longos e as horas arrastaram-se pela noite dentro, agora é tempo de voltar a repor os horários. Não de uma só vez, mas sim gradualmente. Experimente antecipar a hora de deitar, dez minutos, todos os dias. Por exemplo, na segunda-feira a hora de ir para a cama é às 21h40, mas na terça-feira já será às 21h30. É fundamental que as horas de sono necessárias da criança, estejam garantidas para que não se comprometa o seu desempenho escolar.

As manhãs de praia ou de brincadeiras no jardim já lá vão. É tempo de tirá-los da cama e pô-los em sintonia com o ritmo do dia a dia. Vestir, lavar os dentes, tomar um rico pequeno-almoço, agarrar o material escolar e rumar para a escola, são as tarefas básicas das manhãs. As crianças devem entrar nestas rotinas, também, gradualmente, e sempre com boa disposição à mistura.

  • Comentários

    Artigos relacionados