Web Summit | Portugal no centro da tecnologia

por , 7 Novembro, 2017

O maior evento de tecnologia está a decorrer em Lisboa.

No ano passado o Web Summit estreou-se em Lisboa e foi um verdadeiro sucesso. Este ano não deixa margem para erro. No primeiro dia estiveram presentes cerca de 20 mil pessoas, na Altice Arena. O evento que dura até a próxima quinta-feira, conta com cerca de mil oradores em sessões de debate e conferências e, mais uma vez, promete surpreender.

Foi em 2010 que Paddy Cosgrave e os cofundadores Daire Hickey e David Kelly fundaram esta cimeira. Nessa altura, a equipa era composta por três funcionários, passado sete anos o Web Summit tem mais de 150 colaboradores próprios e três mil voluntários. Actualmente é considerada a maior feira de tecnologia e startups da Europa. Desde 2010, as startups portugueses que marcaram presença nesta cimeira já angariaram um total de 78 milhões de euros.

O primeiro dia do Web Summit não poderia ter começado de outra forma. Pady Cosgrave, o fundador, deu as boas-vindas a todos os visitantes e relembrou a importância do networking (aumentar a rede de contactos).

Foram vários os oradores que compuseram os palcos do evento, entre eles António Costa e António Guterres. A mensagem do secretário-geral da ONU focou-se nas alterações climáticas, enquanto o primeiro-ministro ressalvou a importância do evento estar a decorrer em Lisboa, e como isso coloca Portugal no centro do debate de temáticas como a esperança, a inteligência artificial ou combate às desigualdades.


O momento alto do primeiro dia surgiu com a mensagem de um convidado surpresa. Stephen Hawking apareceu nos ecrãs da arena e discursou através de video. Para esta que é considerada uma das maiores mentes da humanidade, a ética e a tecnologia podem andar de mão dada. Hawking acredita que a inteligência artificial pode melhorar o mundo.

No segundo dia da cimeira são esperadas cerca de 60 mil visitantes. O Pitch, concurso de startups que são premiadas pela melhor ideia, acontece hoje. Clique aqui para aceder ao horário do evento.

  • Comentários

    Artigos relacionados